• Facebook
  • Instagram
  • Pinterest

São Paulo | 011 971 489 000

i n f o p o i n t 

PAMPULHA

Concurso 08 Portal Projetar.Org | InfoPoint

Orientação: Mario Figueroa

Releitura do projeto do Pavilhão de Informações para a EXPO Milão

Proposta

O projeto é um InfoPoint para a região da Pampulha, localizada no estado de Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte, considerada um dos maiores ícones da arquitetura mundial do século XX. O intuito é propor uma área que reúna atividades de um centro de informações turísticas, históricas e arquitetônicas regionais. Além disso, contempla espaços de apoio e serviços aos visitantes, abrigando também uma área livre exposições e mostras fixas ou itinerantes.

Forma

Procurando conversar com a beleza natural e com a arquitetura expressiva lá existente o InfoPoint segue a mesma linguagem fluida da Igreja da Pampulha, não estabelecendo limites definidos mas abrindo-se generosamente para a paisagem circundante. A cobertura verde camufla-se com a paisagem de Burle Marx e dialoga sutilmente com a obra de Niemeyer, criando diversos campos visuais de seu interior através das aberturas de suas parábolas.

Estrutura

A cobertura é estruturada a partir de 7 vigas longitudinais e 26 vigas transversais metálicas que sustentam o peso da estrutura. Acima destas vigas encontra-se uma malha metálica de suporte para o telhado verde e por fim, chapas fecham as extremidades da malha. De um lado a estrutura se apoia no piso existente e do outro lado em dois apoios de concreto, voltados para a lagoa. Todo o piso é proposto em pedra e o mobiliário resistente à intempéries. 

A cobertura do nível enterrado, onde encontram-se os sanitários, vestiários e cozinha de apoio para o café, conta com aberturas zenitais que formam bancos na cota zero - grelhas metálicas permitem a entrada de luz e vento e uma espécie de calha metálica faz a coleta das águas pluviais.